sábado, 18 de janeiro de 2014

A escolha dos 12 Discípulos

Cultinho Infantil
Data: 12/01/14 - domingo
Tempo: 30 min


Versículo para DECORAR:
“Jesus escolheu doze discípulos aprender com ele e depois pregar, e deu a eles autoridade”- Marcos 3.14

Referências Bíblica da História
Mateus 4.18-22;
Lucas 5.1-11, 27-32; 6.12-16
Marcos 1.14-20; 2.13-17; 3.13-19
João 1.35-51
Atos 1.13

Discípulos na Bíblia (além das listagens acima):

01 Simão Pedro (Mt. 4.18-22; Lc. 5.1-11; Mc. 1.14-20; Jo. 1.35-42)
02 André (Mt. 4.18-22; Mc. 1.14-20; Jo. 1.35-42)
03 Tiago I (Mt. 4.18-22; Lc. 5.1-11; Mc. 1.14-20; At. 12.1-2)
04 João (Mt. 4.18-22; Lc. 5.1-11; Mc. 1.14-20)
05 Mateus (Levi) (Mt. 9.9-13; Lc. 5.27-32; Mc. 2.13-17)
06 Felipe (Jo. 1.43-46; 6)
07 Tiago (filho de Alfeu)
08 Bartolomeu
09 Tadeu (Lc. 6.16, At. 1.13, Jo. 14.22)
10 Tomé (Jo. 11.16, 14.5, 21.2, 20.24-28)
11 Simão, o zelote
12 Judas Iscariotes (Mt. 26.15, 27.3-5; Lc. 22; Mc. 14.10-11, 18.43-46)


Conhecendo Melhor os Discípulos
1- Pedro – seu nome era Simão, mas Jesus deu-lhe o nome de Pedro – Pescador – emprestou o barco para Jesus pregar. Não haviam pescado nada a noite toda, mas quando Jesus falou para eles voltarem às águas, eles pescaram muito.
2- Tiago e João (irmãos) – ajudantes do Pedro, pescadores também. Discípulos muito próximos de Jesus, assim como Pedro – grupo especial. Juntos foram ao monte com Jesus e o viram transfigurado. Tiago foi o primeiro discípulo a ser martirizado de pois da morte de Jesus.
3- André – irmão de Pedro - pescador
4- Mateus (Levi) – Cobrador de impostos, deixou tudo e seguiu a Jesus. Deu até um grande banquete a Jesus em sua casa.
5- Felipe – Era da mesma cidade que Pedro e André (Betsaida). Jesus o chamou enquanto seguia para pregar na Galiléia. Ele imediatamente já levou um amigo até Jesus – Natanael.
6- Tiago Filho de Alfeu – primo de Jesus (João 19.25)
7- Bartolomeu – Pode ser que este seja Natanael.
8-  Tadeu – ou Judas Tadeu (que significa - do coração)
9- Tomé – Também pescador. Ficou conhecido por duvidar que Jesus ressuscitou, mas depois de ver e tocar Jesus declarou que ele era seu Senhor.
10- Simão – tinha o mesmo nome que Pedro, por isso era chamado de o zelote, fazendo referência ao seu passado – um participante político de uma seita.
11 – Judas Iscariotes – o que o traiu
Para saber mais: GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada – Ed. Vida Nova Acadêmica, 2005.

Aplicação

1 – Quando Jesus precisava escolher os apóstolos que passariam os próximos 3 anos juntinho dEle, todo dia, e seriam os seus sucessores – PASSOU A NOITE ORANDO NO MONTE (Lc. 6.12-13). As crianças precisam entender que as decisões de nossa vida precisam, primeiramente, ser apresentadas a Deus – em oração. Precisamos buscar Deus antes de tomar decisões, fazer escolhas. Elas podem e devem orar para Deus preparar-lhes amigos na escola, por exemplo. Também podem orar pedindo a Deus que oriente seus pais na compra de roupas, sapatos e brinquedos. Tudo pode ser levado a Deus em oração – Tudo DEVE ser levado a Deus em oração.

2 – Jesus chama irmãos, família. As crianças devem fazer como os discípulos de Jesus – apresentar seus irmãos, sua família – falar de Jesus para elas, convidá-las para vir a igreja.

3 – Jesus também recebe como discípulos nossos amigos (como foi com Natanael). Incentivar as crianças a trazerem amigos para Jesus, para serem seus discípulos.

4 – Os discípulos eram diferentes entre si, tanto fisicamente, socialmente como também de personalidade. Deixar claro para as crianças que Jesus não tem uma preferência racial, social ou de personalidade – Ele veio e chama a TODOS – “Estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir, entrarei”. Independentemente de sua raça (cor/tipo de cabelo, pele), posição social (rico/pobre) e personalidade (calmo, bravo, agitado, melancólico..), ou ainda, do que fazemos (talentos – cantar, falar, arte, música) – Deus nos chama para sermos seus discípulos. As mudanças necessárias Ele fará em nós, no tempo certo, por meio do seu Espírito.

Plano de Ação
- Oração
- Contação da História - Usar personagens para apresentar os discípulos.
- Oração
- Dinâmica - revisão da história
- Desenhos para Colorir
- Lanche

Material para contar a História
- personagens dos 12 discípulos e de Jesus

Dinâmica/Fixação
- desafiar as crianças a decorar o nome dos 12 (mostrar personagens e perguntar nomes)
- folha para pintura dos 12 – para os menores
- Folha Caça-Palavras – para os maiores
 

Desenho para Colorir:
http://portalsementinhakids.com/2008/11/desenhos-biblicos-2/

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Tentação de Jesus

Tentação de Jesus

Cultinho Infantil
Data:  22/ 12/13 - domingo
Tempo: 30 min

Versículo para DECORAR:
 “A Palavra de Deus é a Espada do Espírito.” Efésios 6.17

História
Lucas 4:1-30
Mateus 4:1-11
Marcos 1:2-13

Aplicação
Deus permite que sejamos tentados, assim como aconteceu com Jesus. O deserto tem o “poder” de revelar a nós mesmos o que está em nosso coração. Por meio dele Deus chama nossa atenção – fala conosco ("Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração." Oséias 2.14) – e isto nos levará ao arrependimento/mudança de atitude.

1 – Jesus foi tentado com relação a sua filiação – “se és Filho de Deus”. Deus havia acabado de declarar que Jesus era seu filho e que o amava – durante o batismo. Ministrar na vida das crianças que SIM, elas são filhas amadas de Deus – aceitas por meio do Sangue que Jesus derramou na Cruz (mais adiante). Mesmo o diabo lançando dúvidas na mente delas de que Deus não as ama ou não as quer. Elas devem lembrar e proclamar a Palavra de Deus, assim como fez Jesus! – João 3.16, Efésios 2:4-5, Isaías 40.

2 - Jesus foi tentado com relação a poder, status e riquezas. Muitas vezes o diabo tenta nos convencer de que precisamos de coisas (tênis, roupa, acessórios da moda, coisas da novela, dos comerciais...) para sermos felizes, e quer que a gente dê mais atenção a tudo isso do que para Deus. Assim como Jesus, precisamos declarar que não adoraremos as coisas que ele nos oferece – adoraremos somente a Deus! Se algo estiver ocupando muito nossos pensamentos, precisamos orar a Deus e pedir que nos livre dessa tentação. Que nossos pensamentos “pensem” mais em Deus do que em qualquer outra coisa.

3 - Jesus foi tentado com relação a sua Fé. O diabo queria que Jesus se jogasse e tentasse a Deus pra ver se Ele seria socorrido. Jesus tinha CERTEZA que seria socorrido – MAS, a palavra de Deus diz para não tentar. Quando precisamos Deus nos livra, mas Ele não quer que o tentemos – que busquemos o perigo. As crianças são, muitas vezes, seduzidas por seus amiguinhos para fazerem coisas erradas que colocam suas vidas em risco, elas devem DIZER NÃO! Devem saber que Deus pode livrá-las sempre, mas não é para tenta-lo e sim para CONFIAR.

- Um momento especial: conversar com as crianças sobre o que verdadeiramente tem valor na vida – FAMÍLIA, AMIGOS, SAÚDE, SALVAÇÃO... coisas que dinheiro nenhum pode comprar... mas que o diabo vive tentando nos enganar, vive nos tentando para trocarmos o que Deus tem para nós por coisas passageiras de menor importância.

Plano de Ação
- Oração
- Revisão: Pedir as crianças que relembrem a aula anterior - mostrar-lhes todo o cenário e personagens do domingo anterior - deixa-los recontar a história
- Contação da História - Usar o personagem de Jesus da aula anterior e um boneco abstrato para representar satanás (usei um cone com papel amarelo por cima).
- Oração
- Atividades
- Lanche

Material para contar a História
- Personagens: Jesus e Satanás
- espaços da sala – andei com Jesus por toda a sala – o monte anto foi o armário.. e assim por diante.

Dinâmica/Fixação

- Pedir aos maiores que façam um cartaz ilustrando tentações que eles entendem ser do diabo – coisas que os afastam dos planos de Deus para a vida deles.. coisas que seduzem eles, que fazem eles perderem tempo.. que ensinam coisas que não estão na Bíblia – a Palavra de Deus.
- Folha com as falas do diabo para que eles completem com as Respostas de JESUS.
- As crianças menores ilustraram a história em uma folha A4 branca